Tecnologias e Educação - EAD e AVAs 15:09

A partir dos avanços tecnológicos, novas formas de comportamentos pessoais e sociais têm surgido e isto é notório se forem observadas as novas formas de pensar, de agir e de se relacionar através da comunicação. O grande desafio do homem do século XXI é lidar com esta pluralidade.
As novas tecnologias estão presentes no cotidiano de todos os indivíduos, trazendo uma diversidade de novas relações com o conhecimento que a denominada era da informação exige de todos, inclusive, vale destacar a sua importância no contexto diário educacional. A revolução das TICS trouxe a possibilidade para estudantes e professores terem acesso às pesquisas “inter”, “trans” e multidisciplinares e contato com grandes pesquisadores das diversas áreas de conhecimento do seu interesse. Proporciona também a troca de saberes e experiências que, segundo Pierre Levy, é denominado de Inteligência Coletiva dentro deste espaço interminável de informações, um ambiente político, social e cultural, o ciberespaço, um ecossistema de idéias. É o conhecimento e o saber ao alcance de todos, em qualquer tempo ou lugar, livre dos detentores que o monopolizavam para o seu deleite, em detrimento de muitos que não tinham fácil acesso.
As TICS propiciaram um meio de reformular as relações entre alunos e professores, bem assim a relação entre a escola e a comunidade, revolucionando os processos e metodologias de aprendizagem, permitindo à escola um novo contato entre as pessoas e com o mundo. Sendo assim o professor não será apenas um propagador do conhecimento como tem sido, mas um mediador, incentivador e gestor proporcionando uma troca no campo do saber. Esta troca é feita através da utilização dos ambientes disponíveis, tais como: lista de discussão, chat, fóruns, blogs, orkuts, msn, entre outros, pois permitem a troca em tempo real. Todavia toda esta mudança resulta em uma busca do professor a uma melhor qualificação, aperfeiçoamento e atualização do conhecimento, pois se não souber manipular ou analisar a informação ficará á margem das novas mudanças, que são dinâmicas.
A Internet tem muito a acrescentar à educação, inclusive, constituindo-se como um meio de grandes possibilidades pedagógicas, contribui para uma educação global, onde os trabalhos de pesquisa podem ser compartilhados entre alunos e professores e divulgados em tempo real na rede para uma diversidade de pessoas.
Quanto ao papel do professor, continuará sendo importante na articulação entre as informações e os alunos, só que de uma forma dinâmica e interativa, com muita reflexão e discussão conforme o momento e o avanço tecnológico global.
A educação é um processo que se constrói a partir da interação entre as diferenças e é o que a internet proporciona atingindo as diversidades globais de natureza cultural, econômica, social e política.
Segundo Pierre Levy, numa conferência em São Paulo, 29/08/08, “O ciberespaço é a principal fonte para a criação de idéias, de forma que elas sejam usadas para o bem de todos, através da cooperação intelectual”. Dentro deste vasto espaço virtual temos os “Ambientes Virtuais de Aprendizagem” ou “AVA”s, um caminho importante para a formação de novos conhecimentos e da cidadania, proporcionando o desenvolvimento de uma consciência ética, solidária e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
São ambientes que promovem desenvolvimento e aprendizagem através do ciberespaço e oferecem diversos meios para busca do conhecimento, vencendo a barreira do tempo e espaço. É o exemplo da “EAD” (Ensino a Distância) e sua proposta de levar o conhecimento e o saber em qualquer tempo e em qualquer lugar.
Em vista disso utilizando os vários recursos dos ambientes virtuais integrados aos saberes, alunos e professores, vão construindo coletivamente a rede de aprendizado.
Saiba mais....


Fonte: Desafios com Arte



2 comentários:

Unknown disse...

Que legal agora tens blog..manda sempre as atualizações pra mim...bjsss...parabéns

GlobalEAD disse...

www.blogead.com.br