Filme: Sonho aos Ares 21:52

Atividade de reflexão baseada no vídeo "Sonho aos Ares" - Santos Dumont
Elabore um texto respondendo as perguntas:

  • Como a história abordada no vídeo pode ter relação com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular?
  • Em que esta evolução afetou as nossas vidas?
  • Como a informática pode modificar a sua vida profissional e particular?
  • Alguma vez você sentiu necessidade de acessar a internet?
  • Se sentiu, diga qual foi o motivo?

11 comentários:

Teacher Elenice disse...

Esta história mostra as várias tentativas de Santos Dumont para construir um avião cada vez melhor( mais veloz, mais seguro).
Neste jogo de tentatvas e erros, ele foi construindo algo que hoje é altamente necessário e facilita nossas vidas. Podermos viajar para qualquer lugar mais rapidamente.

A evolução tecnológica também aconteceu e vem acontecendo desta forma. Com aperfeiçoamentos constantes. Cada dia surgem novos aparelhos,nova formas de facilitar nossas vidas. A informática também evolui muito desde os tempos dos computadores que ocupam longas salas até nos dias de hoje, onde temos cada vez micro do micro computador e cada vez mais velozes com mais memória num espaço menor.

Isso afeta nossas vidas pra melhor. Nós professores por exemplo não precisamos lançar mão das velhas máquinas de escrever para preparar qualquer atividade para a sala de aula. Hoje nós podemos formular até provas pelo pc de forma que ele própria corrija facilitando nossas vidas de forma. Nossas aulas podem ser ilustradas com pesquisa na net onde os alunos tem contato com o mundo inteiro em tempo real seja onde estiverem. Ninguém mais vive alienado. Todos temos acesso a tudo. Isso nos faz sentirmos necessidade da net todos os dias. Precisamos checar nossa correspondência, o jornal e assim ficarmos informados sobre o mundo.

Considero essa evolução maravilhosa. A net melhora muita a minha vida. Todas as minhas indagações eu vou na net procurar resposta.

Assim me sinto melhor preparada enquanto pessoa que vai se tornar uma profissional melhor e consequentemente melhorar a vida de muita gente que pela minha vida passar......

Anônimo disse...

Como todo processo de crescimento e progresso, o tempo, é a melhor prova de que, a perseverança, ainda é a única certeza da evolução humana, em seus aspectos científicos, econômicos e sociais. É assim,que acontece conosco, hoje, na tentativa de aprimorar o conhecimento e o uso da informática, como mais um dos recursos pedagógicos.
Tenho conhecimento limitado, sobre o uso desse recurso,mas, estou tentando,melhorar e ampliar essa competência e habilidade.Pesquiso, sim, mas às vezes,a minha limitação, me impede, já que, falta a paciencia.

Albertina disse...

Fala do sonho e das dificuldades para construir o avião. Das tentativas e dos erros até realizar o sonho. Hoje, o avião liga todos os países e todos os povos, afinal em 1 dia podemos chegar ao outro lado do mundo.

O avanço tecnológico acontece todos os dias, com o aparecimento de novos modelos e aparelhos para facilitar nossas vidas. A nanotecnologia diminui cada vez mais o tamanho dos aparelhos e aumenta sua funcionalidade.
Afeta a todos no seu dia-a-dia. hojepodemos montar bancos de dados, guardar informações sobre todo o processo de ensino-aprendizagem, ler jornais e revistas sem precisar folhear o papel.

Como tudo na vida traz coisas boas e ruins e deve ser utilizado com critérios.

Quanto maior o número de ferramentas que um professor utiliza, maior será a probabilidade de ele atingir o seu objetivo.

Anônimo disse...

A invenção de Dumont revolucionou o pensamento e o comportamento da sociedade, em sua época. É exatamente isso, que está acontecendo com a evolução da tecnologia da informática.Este é o desafio, aprender a usar ao máximo,os recursos que ela nos disponibiliza.Mas, assim, como Dumont, que não imaginava o quanto e como sua invenção seria utilizada, estamos nós, aprendizes do uso dessa tecnologia, tentanto usá-la, da melhor forma possível.
Minhas consultas na net, por enquanto, são corriqueiras, usando somente o básico e mais comum. Mas, pretendo explorar mais esse recurso, como material pedagógico e também, como fonte de informações para o cotidiano.
O desafio é grande, já que, para vencer esse dasafio é necessário a disponibilidade de tempo e paciência diante do computador. Mas, como tudo o que se quer, é possível alcançar, basta persistir, então, tentarei ser um Dumont.
Marcia - EEBGHH

Luciana disse...

De todas as máquinas que existem, o ser humano ainda é a ´"máquina" mais interessante e surpreendente!!
Caras como Santos Dumont, Albert Ainstein e Thomas Edison fazem com que a humanidade tenha orgulho de si mesma. Mais do que a inteligência, o que surpreende neles é a tenacidade: um sonho e total persistência na busca de realização. A gente sabe botar as coisas para funcionar, mas não sabe como elas funcionam; eles as criaram!
A tecnologia marca a nossa era e não temos como "fugir" dela, nem precisamos. Na era da informática, a sociedade está interligada em rede para todos os fins. A educação faz parte dessa sociedade e deve fazer uso de mais esse instrumento de aprendizagem para socializar os conhecimentos científicos acumulados historicamente.
Inovar é sempre preciso. Não há como desvendarmos o futuro, sem ousar... Faço uso da Internet para vários fins: pesquisas, contatos, compras, leituras... É um meio de comunicação poderoso. Nossos alunos devem ser orientados também para essa possibilidade de escrita e de leitura, com a responsabilidade e a ética que se fazem necessárias em todas as relações sociais.
Beijoca colegas

sidnei disse...

Sidnei Heriberto Hulse.

Esta história mostra as variás tentativas,feita por ele.Até conseguir seu objetivo.Este exemplo,serve para pensar que somos capazes de superar os obstáculos,novos desafios que são as novas tecnologias.
Temos que ser como os grandes cientistas Santos Dumont,Albert Ainstein e Thomas Edison,que revolucionaram a humanidade.Pois acreditavam nos seus ponteciais.
Hoje as novas tecnologia da informática,muitas vezes nos traz medo,temos que fazer desse medo,nossa descoberta que somos um ser humano, capaz de vencer todos os desavios,que atrás desses desavios abre novos caminhos.
A informática revolucionou nossa vida,tanto pessoal como profissional,e dificil você ficar um dia sem sentar na frente de uma máquina.Estamos constantemente a pesquisa de informações.A Internet já faz parte da minha vida, tanto pessoal como profissional. estou constantemente em busca de conhecimento.Porque as pessoas que eu trabalho, já tem uma bagagem muito boa.Cada dia eles nós mostram os meus dsafios.Tenho que estar correndo atrás da máquina todos os dias, se não você, fica ultrapassado.

Josi disse...

*A historia conta sobre o homem que inventou o avião, e que mudou nossas vidas, pq ninguem imaginava poder voar. E a internet foi criada e se assemelha ao avião, nos podemos voar, mas eletronicamente.

*A evolução mudou nossas vidas pq hj com avião aperfeiçoado podemos ir para vários paises em apenas 1 ou 2 dias. E com a Internet tb, podemos viajar para vários paises, e sem sair de casa, podemos conhecer novas pessoas, novas cultura, isso tudo sem pagar passagem e dentro de casa.

*A informática nos traz muitos beneficios, na área profissional, nos facilita no dia a dia com planilhas e documentos feitos rapidamente e guardados em pastas de computador; sem a necessidade de arquivos e papéis como tempos atrás. Facilita na comunicação via msn e skype que nos permite conversas instantâneas a longas distância sem necessidade do uso do telefone. E mto mais, na área particular, podemos conhecer pessoas online, bater papo, e até encontrá-las pessoalmente, muitas pessoas se casam com outras q conhecem pela net, podemos estudar a distância, é como se tivessemos uma biblioteca dentro de casa, qualquer assunto q desejamos, buscamos e esta ali as respostas.

* Eu sinto necessidade da Internet todos os dias, ela ja faz parte da minha rotina, do meu dia a dia, sem a internet meu mundo fica vazio. Um dos motivos, eu não tenho telefone residencial, então uso o msn para me comunicar com a familia, ou mandar recado pelo orkut par aoutras pessoas. Marco consultas através dos sites, e os e-mails facilitão muito quando quero mandar recados sem muita urgência.

katiamartinssouza disse...

O ser humano sempre tenta se superar, busca inovações, cria e recria... vemos isso ao longo da história da humanidade. Dumont é um dos grandes exemplos de superação de limites.
A tecnologia na área da informática, a cada dia, se aperfeiçoa, e nós precisamos ir em busca desses conhecimentos para não ficarmos obsoletos em nossa formação. Precisamos da informática para tantas coisas, desde a formulação de provas até pesquisas e contatos. Não há como evitar, a era da informatização já nos afetou. Estamos envolvidos em vários momentos de nossas vidas.
Kátia Martins Souza
EEB Gov. H.Hülse

Kátia disse...

Aos poucos a gente vai aprendendo mais e mais...
Beijos a todos e todas...

blog do lucas disse...

Uma vez disseram a Thomas Edson que ele era um genio. Ele respondeu que um genio era feito de 98% de transpiração e 2% de inspiração. A história de Santos Dumont não foi diferente. Muitas tentativas, muitos insucessos e enfim a vitoria. É assim que caminha a humanidade. Hoje vivemos a realidade dos computadores afetando o nosso cotidiano.

Sonete disse...

Desde sempre a tecnologia influenciou a vida de todas as civilizações, que sempre buscaram formas de aperfeiçoar e melhorar os recursos disponíveis para a sobrevivencia.
Portanto Santos Dumont foi mais um, importante é claro, que também contribuiu para esta evolução e desenvolvimento da tecnologia para a sociedade.
A tecnologia na maioria das vezes nos auxilia em muito pois tudo em nossa vida tem um dedo ou o corpo inteiro de tecnologia, desde a hora em que nos acordamos até o nosso deitar para descansar e dormir.
E ainda mais enquanto educadores hoje somos "obrigados" a estarmos ligados na internet,nos sites da hora, nas notícias em tudo pois nossos educandos estão sempre ligados e descolados que são trazem muitas novidades para a sala, temos portanto que estarmos atentos para discutirmos e tentarmos mudar a realidade para melhor.
Hoje me sinto obrigada a utilizar os recursos tecnologicos para reforçar e qualificar o meu trabalho.