Entre os Ritos e o Desejo de Mudança 16:06


De volta às aulas, recomeça o ciclo de um novo ano escolar com reuniões, calendários, aulas e avaliações previsíveis. Adoramos rituais, datas comemorativas, dias de festa. Gostamos dos calendários, dos ciclos, dos ritos de passagem, como as festas de quinze anos, de casamento; de ingresso e formatura da Faculdade. Vivemos uma tensão permanente entre a previsibilidade do rito e a emoção do novo, do diferente; entre o real vivido e o real imaginado. Os ritos nos acalmam e o diferente nos estimula.A educação está cheia de rituais: de entrada, de permanência e de saída. Dentro da nossa mente vive o conceito de semestralidade, o do período de aulas, as salas, os exames, o período de férias. Parece que sem eles não aprendemos de verdade.Ao mesmo tempo, essa previsibilidade nos sufoca, empobrece, banaliza. A busca pela novidade, pela mudança, pelo diferente atrai e assusta. Desejamos mudar, mas nos sentimos confortáveis nos modelos conhecidos, nos rituais sempre repetidos. Só quando esses rituais se tornam insuportáveis, incongruentes e antieconômicos é que o desejo de mudança começa a pesar mais e nos pressiona para novos caminhos.Parte das pessoas já está nessa fase de transição para outros modelos, já superou o medo da mudança. Uma outra boa parte ainda prefere, mesmo com ressalvas, manter-se na segurança dos ritos conhecidos. Apesar do desejo de mudança, a maioria permanece na previsibilidade do conhecido, no conforto do modelo já testado, no aconchego do ninho.Mesmo dentro de estruturas e ritos previsíveis, é importante a experimentar novidades, a arriscar experiências, a fazer atividades diferentes. A repetição sem inovação numa época de grandes mudanças é o melhor caminho para o empobrecimento, para o desânimo e para o fracasso.
Prof. Manoel Moran

12 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que a rotina é realmente ncecessária, mas precisamos estar sempre atento aos novos detalhes que nos passam imperceptívies na nossa rotina. Mudança também é muito importante e devemos busca-la sempre que estivermos dispostos a ela.
Elenice Vieira- Heriberto Hulse

Anônimo disse...

O texto se refere às mudanças para melhorar o aprendizado..e para que as pessoas tentem se adequar junto às tecnologias..

Josiane - EEB. Arruda Ramos

Anônimo disse...

Mudar é preciso. A vida profissional passa por várias etapas.

Anônimo disse...

Os ritos de passagem sempre existirão em todas as sociedades porque precisamos de alicerces culturais que nos deem uma sensação de segurança; mas inovar é a única forma de verificarmos o que nos reserva o futuro.
Prof. Luciana (EEB.Gov.H.H.)

Anônimo disse...

O texto do professor Moran, nos faz refletir sobre nossa pratica cotidiana.
O medo da mudança e o conflito que ela noz faz ficar, é ponto importante e talvez necessário para mudarmos, melhorarmos, pensar nos que, de certa forma, dependem em parte de nós para alcançar a sua formação cidadã, cientifica e humana.
continue escrevendo e nos ajudando a sermos verdadeiros educadores(as) comprometidos(as) os seres e com a vida no todo.
Parabéns, profas. Sonete e Sirlei.
E.E.B. Gov. Heriberto Huilse
Próspera, Criciúma - SC

Anônimo disse...

Criticamos o sistema e reclamamos da rotina. Mas, quando surgem oportunidades de mudanças nos acomodamos e, por medo ou comodismo, preferimos nos manter nas mesmas condições que aparentemente nos trazem mais conforto. A verdade é que o novo exige de nós um esforço que, na maioria das vezes, não estamos dispostos a encarar. Desta forma, continuamos na mesmisse da rotina que tanto conhecemos e gostamos de criticar.
Gorete e Débora.
E.E.B.HERIBERTO HÜLSE.

Anônimo disse...

A período, a cada ano letivo que se inicia,voltamos com forças renovadas pensando em melhorar, fazer diferente, usar novas tecnologias. Nos preocupamos, ficamos nervosos.É o senso de responsabilidade que temos em cumprir com nossas obrigações. Prof Neri Paiva

Anônimo disse...

O que o professor aborda é muito interessante, sob o ponto de vista da sobrevivência e dos relacionamentos sociais. Sendo assim, como a escola e o processo ensino-aprendizagem são resultados e dependentes desses relacionamentos, acreditamos que o desafio seja ultrapassar a barreira da acomodação.

Marcia e Beatriz

Anônimo disse...

Sempre que somos levados a experimentar o novo somos tambem, de certa forma, testados e desafiados.

Anônimo disse...

O texto explica como nos seres humanos em quanto profissionais também somos habituados a viver na mes misse a cada sol nascente repetir os mesmos rituais sem observar que o próprio que nos cerca e repleto de diversidades e que a mente humana sambem participa da mesma natureza em que o mundo e constituido necessita de uma porção de mudança diária para crescer evoluir e tornar a própria vida
uma caixinha de surpresas.Professor Sidnei e Isabel.

Prof Neri disse...

1)Os balões evoluiram para protótipo do avião.A seguir vieram os aviões de combate e após issso os grandes aviões de passageiros.
A informática é o que deu segurança para as comunicações das aeronaves com os aeroportos e entre elas e ainda, o controle com mais precisão dos aviões.
2)A informática mudou nossa vida, pois a imprensa abadonou as máquinas de escrevere os escritórios também.Não poderíamos deixar de citar os arquivos que se reduziram a um disquete ou a um CD.
3)Ela modificou a vida de todo o profissional,no que tangem a obtenção de informações e armazenamento dessas informações.
4)O momento que eu mais cinto necessidade de usar a internet, é quando desejo saber sobre um assunto.Quando vejo meu email e as notícias, inclusive a previsão do tempo.

Prof Neri disse...

Olá Mafalda, acabei de postar o comentario sobre o filme. Abraço do Nery